articulação

comunitária

 Tecnologias Sociais que representam efetivas soluções para transformação social

O Viva Rio nasceu com a marca da articulação, integrando os esforços de diversos setores sociais para reduzir as desigualdades sociais e promover o exercício cotidiano da cidadania. A pesquisa e a formulação de políticas públicas têm como referência o trabalho de campo, constituído por experiências pontuais em comunidades de baixa renda, no Brasil e no exterior. Estas intervenções são feitas conjugando a participação governamental, de organismos internacionais e, nalguns casos, empresarial.

Foco desse trabalho, o desenvolvimento comunitário só é possível com o envolvimento e participação dos atores locais; os quais, por sua vez, convivem em contextos locais frequentemente caracterizados por conflitos urbanos e violência ligada ao crime. Assim, cada comunidade tem uma configuração própria de limitadores e possibilidades que deve ser compreendida e respeitada pelos articuladores.

Para produzir essa sistematização, nossos pesquisadores entrevistaram os articuladores comunitários do Viva Rio, revisaram a literatura especializada no tema e recolheram informações dos diversos casos em que a instituição atua e atuou em sua trajetória.

Fique por dentro dessa tecnologia

Outras tecnologias sociais